30 de jan. de 2013

Jornal do Almoço
















Mãe que perdeu 2 filhos na tragédia é amparada em velório em Santa Maria


Velório de Gustavo Marques Gonçalves, de 21 anos, é marcado por emoção em Porto Alegre (Foto: Evelson de Freitas/Estadão Conteúdo)
Mãe de duas vitimas da tragédia, Eliane Gonçalves chegou amparada por familiares e amigos ao local onde vai velar o segundo dos seus quatro filhos em menos de três dias. Gustavo Marques Gonçalves teve morte encefálica confirmada na noite desta terça-feira (29). Ele é a mais recente vitima da tragédia de Santa Maria, que deixou 235 mortos após um incêndio durante uma festa universitária na boate Kiss.Deives, irmão de Gustavo, foi enterrado no domingo (27). Ele também estava na casa noturna.  "Eles saíam de noite e eu sempre os abençoava. Me perguntavam como eu conseguia dormir com dois filhos na rua. Não adiantava sair com eles.
O corpo de Gustavo chegou à Capela Mortuária do Hospital de Caridade perto das 10h, mas ainda demorou alguns minutos para ser liberado para o velório. Amigos e familiares transtornados se abraçavam  e choravam juntos pela morte dos irmãos. A mãe dos jovens fez questão de cumprimentar cada um dos amigos e familiares presentes na despedida do filho. De cada um, recebia abraços e palavras de consolo."Eu não quero que o velório seja fechado para nenhum amigo", afirmou a mãe dos jovens, que está acompanhada de psicólogos no local. Bruna Yegros, amiga dos jovens, levou uma última homenagem aos irmãos. Em um cartaz, as fotos de Gustavo e Deives estampavam o sorriso dos dois jovens que ainda tinham muita vida pela frente. O enterro do corpo será às 16h no Cemitério Municipal.
Investigação da tragédia
O delegado regional de Santa Maria (RS), Marcelo Arigony, afirmou em entrevista coletiva na tarde desta terça-feira (29) que a banda Gurizada Fandangueira utilizou um sinalizador mais barato, próprio para ambientes abertos e que não deveria ser usado em local fechado, durante o show na boate Kiss, em Santa Maria (RS). O equipamento teria provocado o incêndio que deixou 234 mortos na madrugada de domingo (27). 
O delegado Marcelo Arigony elencou uma série de elementos que contribuíram para que a tragédia ocorresse, como falhas na iluminação de emergência, espuma inadequada para recobrir a danceteria, além de extintores irregulares. Segundo Arigony, o extintor de incêndio que estava na boate e falhou quando os seguranças tentaram apagar o fogo pode ser falsificado.“Segundo testemunhas e provas preliminares, os extintores podem ser falsos, pois não estavam funcionando, não funcionavam direito”, disse.
Incêndio e prisões
O incêndio começou por volta das 2h30 de domingo (27), durante a apresentação da banda Gurizada Fandangueira, que utilizou sinalizadores para uma espécie de show pirotécnico.
Segundo relatos de testemunhas, faíscas de um equipamento conhecido como "sputnik" atingiram a espuma do isolamento acústico, no teto da boate, dando início ao fogo, que se espalhou pelo estabelecimento em poucos minutos.

Petrobras reajusta preço da gasolina e do diesel nas refinarias



A Petrobras informou nesta terça-feira (29) que os preços da gasolina e do diesel serão reajustados a partir de quarta-feira nas refinarias. O reajuste será de 6,6% para a gasolina A e de 5,4% para o diesel (média Brasil), segundo comunicado da empresa. A correção vale a partir da zero hora desta quarta-feira (30). "Esse reajuste foi definido levando em consideração a política de preços da Companhia, que busca alinhar o preço dos derivados aos valores praticados no mercado internacional em uma perspectiva de médio e longo prazo", afirmou a companhia em nota. De acordo com a estatal, os preços da gasolina e do diesel, sobre os quais incide o reajuste anunciado, não incluem os tributos federais CIDE e PIS/Cofins e o tributo estadual ICMS.

Em protesto contra Renan Calheiros, grupo coloca vassouras em Brasília


Manifestantes protestam contra recondução de Renan Calheiros à presdiência do Senado (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)
Manifestantes contrários à recondução de Renan Calheiros (PMDB-AL) à presidência do Senado fazem um protesto nesta quarta-feira (30) na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Eleição ocorre no Senado ocorre na sexta-feira. Eles fincaram vassouras verdes e amarelas no gramado e pretendem fazer uma faxina simbólica com "bastante sabão" na rampa do Congresso.O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, enviou denúncia ao Supremo Tribunal Federal (STF) na semana passada contra o senador Renan Calheiros. Renan é investigado em inquérito no STF pelo suposto uso de notas fiscais frias para justificar, em 2007, que tinha renda para pagar a pensão de uma filha. O senador apresentou as notas, referentes a suposta venda de bois, para se defender da suspeita de que a pensão era paga por um lobista de uma empreiteira. O escândalo levou à renúncia do peemedebista do comando do Senado em 2007.
Obrigado pela audiência !
Fonte: G1 

Nenhum comentário:

Postar um comentário