14 de dez. de 2012

Sala de Visita













Boa Tarde

Hoje no Sala de Visita vamos falar com o cantor e compositor Bruno Macedo.













Bruno Macedo - Primeiramente é um prazer estar sendo entrevistado pelo blog, um dos melhores blogs que já conferi e que me deixa ainda mais feliz por estar sendo tão bem feito por pessoas de Curitiba, o que mostra que a área cultural e jornalística vêm sendo profissionalizada como nunca. Fico grato pelo espaço e oportunidade, por estar estreando este novo quadro do blog, e ainda mais pelo reconhecimento do meu trabalho. E "bora" responder as perguntas...

O que você faz? Qual é sua especialidade musical?

Bruno Macedo - Hoje, depois de alguns anos de carreira, eu sou cantor, compositor e produtor. Fora da música também tenho um blog sobre o futebol paranaense (http://futebolpremacao.blogspot.com.br), que faço a parte de produção e sou o escritor dos textos. Mas voltando à área musical, que acaba sendo a principal, trabalho com o pagode, cantando em diversos eventos da noite curitibana, além de compor e trabalhar na área de produção, logicamente tudo muito pequeno ainda, ou melhor, pequeno em relação ao que quero e aos meus projetos de vida.


Como você começou a fazer música? Quem o introduziu ?

Bruno Macedo - Quem gosta da área artística normalmente inicia-se muito cedo. Sempre fui muito ligado ao teatro, tv, fotografias, então desde pequeno minha mãe me encaminhou em tudo que fosse relacionado à isso. Quando ganhei o prêmio de "Sinhozinho" na festa junina de uma escola, as coisas ficaram mais intensas pra mim, e eu fazia que minha mãe me levasse à isso tudo mesmo. A música sempre esteve comigo, não tenho uma explicação lógica pra isso, sendo que meu contato era com a música que tocavam na tv, com as melodias que minha mãe cantarolava, e os momentos de ir à igreja que hinos eram entoados, mas ainda assim pra mim a música era simplesmente um amor a primeira vista, já que sempre levei ela em todos os outros trabalhos artísticos de modelo e ator.Lembro que a primeira lembrança que me vêm à cabeça de quando pequeno, era eu respondendo uma amiga de meus pais que eu queria ser cantor quando crescesse. No final não cresci muito, já que sou baixinho, haha, mas to na luta pela música.Na minha vida nada foi muito fácil, desde quando tinha os outros trabalhos de modelo e ator, meu pai sempre foi totalmente contra, e minha mãe quem me socorria e ajudava para que eu não parasse. Durante boa parte do tempo eu tentava ao máximo não ir contra eles, assim a música ficou até o ano de 2008 guardada comigo mas sem grandes vôos. Mas foi em 2008, quando completava 18 anos que eu começaria a ter uma maior liberdade e ir lutar pelo que de fato eu queria, foi ali que resolvi lutar pelo meu sonho e fazer a minha música iniciar uma profissionalização.

Quando você se deu conta de que a música poderia ser um meio de vida para você ?

Bruno Macedo - Bom, no ano de 2008 foi quando comecei, e até então eu era desconhecido no cenário musical de Curitiba. O trabalho no início era em forma de bicos sabe, eu não tinha banda nem nada, então aproveitava quando algum vocalista de alguma banda de amigos faltava e eu cobria o lugar dele. As vezes o show precisava começar e o vocalista não havia chego, aí eu iniciava o show também, fora que quando não tinha nada disso eu tentava uma brecha como back-vocal, então foi assim o ano de 2008 inteiro, sendo meio que um tapa buraco, mas me mostrando aos poucos.Em 2009 resolvi fazer "uma loucura", me inscrevi no programa Ídolos (da Record) e fui lá com a cara e coragem. Não contei pra ninguém, simplesmente fui eu e Deus, e não é que fui passando algumas seletivas? Para mim, por ser tudo tão novo, era muito importante cada passo, e tudo aquilo era fantástico. Não fui finalista do programa, mas consegui uma colocação legal para quem tinha acabado de começar. No programa fiz algumas amizades, e dentre uma delas, fui indicado para uma banda pequena de Curitiba mas que estava em ascensão. Fui convidado pela banda para fazer um teste e eles aprovaram, e foi ali que começamos a ter agenda e percebi que poderia sim levar tal sonho como profissão. Ainda não consigo sobreviver somente com a música, mas to lutando firme aí!




Como é seu processo criativo ?

Bruno Macedo - Pra músico, cantor, não existe uma fórmula tão certa quanto ao processo criativo. Em relação à composição de canções, por vezes, durante um futebol, uma volta no parque, um programa de tv, no banho, enfim, nos mais diversos momentos podem surgir ideias. Quando isso acontece, dou um jeito de anotar a ideia para desenvolver posteriormente. Uma vez tava no banho e cantarolei uma melodia que surgiu do nada, nisso lembrei de uma letra que tinha começado, tive que correr pelado em casa, todo molhado, e anotar para não deixar fugir. HAHA...É complicado, ou melhor, não é tão fácil sentar e compor de uma vez só toda uma canção, mas por vezes acontece desta forma também. E quanto à produção musical, o roteiro é praticamente o mesmo.Mas o melhor momento pra mim é a madrugada, amo a madrugada. É nela que consigo me inspirar melhor, desenvolver as ideias anotadas melhor, e fora que é o momento que acabo rendendo mais nas composições e produções. Pode parecer simples, mas todo este processo requer muito cuidado, a música é um quebra cabeça, tem que juntar tudo da melhor maneira, tem a melodia que tem que se encaixar também, então se não estiver bem inspirado, acaba não acontecendo.




Você alguma vez acordou com uma melodia fabricada em sonhos?

Bruno Macedo - Não me recordo. Sonho muito fazendo shows, mas não me lembro de ter acordado com alguma melodia ou letra feita no sonho. Embora, as vezes alguma que eu fiz possa ser reflexo de um sonho e eu nem sei né? HAHAHA...

Como você sabe quando uma musica já está bem e não precisa de mais mudanças ?
Bruno Macedo - Costumo dizer que a música nunca está completamente pronta. É comum vermos músicas antigas voltando à tocar por novas bandas ou cantores com toda uma reformulação, com uma nova recapagem, e isso é porque a música se modifica, ela dá a liberdade de sempre estar mudando.Quando paro para trabalhar em uma música, traço um "pequeno" projeto para ela, identifico os pontos que quero nela, e vou trabalhando para que fique dentro do pré-projeto, após estar dentro dos padrões que julguei que ela ficaria boa, executo para ter a visão real do que ficou. Se dentro desta visão real ela ainda não estiver me satisfazendo, modifico-a novamente, encaixo dentro de outras opções, e repito o método. Ou seja, se observar, a música pode sempre ter modificações, onde o que é preciso fazer é deixá-la dentro dos padrões de seu projeto ou satisfação musical. Acho que por isso sou tão fascinado pela música.

Que músicos ou bandas foram inspiradores em sua carreira ?

Bruno Macedo - O samba e pagode no Brasil é muito rico, então digo que tenho vários inspiradores sabe. Ouço desde Cartola à Jeito Moleque, então tento ter diversas fontes inspiradoras. Partindo para o pagode universitário, que é o que eu acabo tendo maior similaridade, gosto muito da forma que o Sorriso Maroto faz as canções, são todas muito bem estruturadas sabe. Se eu partir para a área de composição, temos o Thiaguinho em grande fase, o que me inspira muito também. Mas não paro por aí, gosto muito de Alexandre Pires e Belo ambos do pagode romântico, o samba do Zeca, e a mistura de samba com Mpb do Péricles.Enfim, são diversas fontes de ensinamentos que temos, e tento sempre pegar o de melhor de cada um, mas tive grande inspiração em Exaltasamba, que hoje não existe mais mas ainda assim temos o Thiaguinho e o Péricles, e o Sorriso Maroto.

No Brasil qual cantora você admira, e qual cantor ?

Bruno Macedo - Sou extremamente fã da música brasileira sabe, acho que somos grandes reveladores de uma boa música, o que me deixa indignado por vezes a supervalorização de artistas internacionais, sendo que antes de cultivar o que tem fora, deveríamos reconhecer o que temos em casa, já que o que tem no Brasil é de muitíssima qualidade.Cantoras boas temos muitas sabe, mas hoje que hoje os grandes ícones são Ivete Sangalo e Claudia Leitte, são simplesmente fantásticas. São cantoras completas, cantam músicas agitadas, românticas, pulam, dançam, ou somente interpretam, e tudo isso com uma mesma qualidade. São muito boas.Quanto à cantores temos muitos bons também. Vejo o Alexandre Pires como fenômeno sabe, ele canta tão naturalmente, que quem vê acha que é tão simples. Pude acompanhar boa parte da carreira do Bruno Cardoso, do Sorriso Maroto, e do Thiaguinho, e ambos são muitos técnicos, são pessoas que pude ver o crescimento "de perto", e vejo que a qualidade deles, o dom, aliado a tudo que a carreira foi proporcionando, hoje são uma dos grandes intérpretes da música não só brasileira mas mundial.Olha, até me entusiasmo quando começo a falar de música. HAHAHA...

Obrigado pela entrevista, Algum endereço de internet onde possamos ouvir, ver ou ler algo sobre seu trabalho ?

Bruno Macedo - Gente, fico extremamente feliz por estar aqui. Mais uma vez agradeço o espaço que me foi aberto, realmente muito bom o papo!Agradeço a Deus por tudo que tem me proporcionado. Agradeço em especial à todo público que sempre me acolheu bem, sempre conseguiu ver em mim o desejo de passar sentimentos através da música, que sempre onde fui acabei sendo muito bem tratado, muito bem reconhecido, e em cada palco que subi sempre obtive o melhor pagamento que um artista pode receber: os aplausos! Logicamente, que o cachê é importante também porque as contas não posso pagar com palmas também! HAHA...Mas tirando a brincadeira, to muito feliz mesmo!Quem quiser conferir tudo sobre meu trabalho, pode estar acessando minha página pessoal do facebook (http://www.facebook.com/BruhnoMacedo) ou também pelo twitter que é @BruhnoMacedo . E quem quiser, segue lá, conversa comigo e posso enviar mais sobre o meu trabalho, uns vídeos e tudo mais.E é isso minha gente, muito obrigado ai! Beijão no coração! E daquele jeito bora ser feliz, bora lutar, bora vencer: #ALEGRIAFutebol Paranaense em Açãofutebolpremacao.blogspot.com.br



É isso ai galera, na próxima semana tem mais Sala de Visita !
Obrigado pela audiência

Nenhum comentário:

Postar um comentário