Votos de eleitores hispânicos tiveram peso em vitória de Obama

O forte apoio dos eleitores hispânicos, o grupo demográfico que cresce mais rápido nos EUA, ajudou o presidente Barack Obama a garantir um segundo mandato na Casa Branca.
O apoio para Obama entre os hispânicos foi de cerca de 66%, de acordo com pesquisa Reuters/Ipsos no dia da eleição, aproximadamente em linha com a porcentagem que votou a favor dele quatro anos atrás.
Era crucial para Obama reter o cobiçado bloco de eleitores, especialmente porque ele perdeu apoio entre homens brancos, disse o cientista político Matt Barreto, da Universidade de Washington, que rastreou a intenção de voto hispânica por meses.
O voto das mulheres também foi decisivo. Entre elas, Obama venceu Romney com 55% dos votos, contra 43% para o republicano, de acordo com a pesquisa Reuters/Ipsos no dia da eleição. A vitória quase alcançou a vantagem de 13 pontos de Obama entre os eleitores do sexo feminino sobre o republicano John McCain, em 2008.
Já entre os homens brancos, Obama viu seu apoio cair de 41% em 2008 para 36% nestas eleições.
O presidente reeleito fez um grande esforço para cortejar os estimados 24 milhões de potenciais eleitores hispânicos, buscando superar algum descontentamento com suas políticas de imigração.
Reeleito
Obama afirmou em discurso que "o melhor ainda está por vir" e que ele volta à Casa Branca "mais determinado e inspirado" para o segundo mandato.
Ele teve dificuldades para iniciar seu discurso. A plateia gritava para o presidente: "Mais quatro anos! Mais quatro anos".
Assista ao discurso de Obama e leia a íntegra, em inglês
Quase duas horas depois, Romney, em discurso em Boston, admitiu a derrota e desejou boa sorte ao rival.
Em setembro, Obama disse que "seu maior fracasso" foi a falta de uma ampla reforma da imigração, apesar de sua administração ter lançado um programa em junho que autoriza jovens imigrantes sem documentos a se candidatarem para trabalhos temporários.
"Nós vimos o entusiasmo com a posição de Obama crescer entre os hispânicos e os eleitores de forma geral após o anúncio de sua candidatura", disse Barreto.
O ex-governador de Massachusetts Mitt Romney, o rival republicano de Obama, assumiu uma linha-dura sobre imigração, dizendo que imigrantes ilegais deveriam deixar o país, ou se "autodeportar", antes de fazer uma tentativa de obter a cidadania.
Os hispânicos são responsáveis por mais da metade do crescimento populacional dos EUA, de acordo com dados do censo de 2010. A população hispânica no sul, uma base republicana, cresceu 57 por cento entre 2000 e 2010 -- quatro vezes o crescimento da população geral da região.
A vitória de Obama, porém, coloca a agenda de imigração em suas mãos. Notavelmente, quando Obama elencou suas maiores prioridades bipartidárias em seu discurso de vitória, no início da manhã de quarta-feira, "arrumar o sistema de imigração" estava entre elas
Vitória
Obama havia conseguido, até a última atualização desta reportagem, 303 votos de um total de 538, contra 206 do rival, segundo a AP. Eram necessários 270 votos para garantir a vitória. Apenas os 29 delegados da Flórida ainda não foram contabilizados, devido à margem apertada entre os dois candidatos durante a apuração, que não foi finalizada. O resultado do estado, entretanto, não influenciará o resultado final.
No voto popular, Obama tinha 56.179.869, contra 56.732.246 do rival até o momento.
A festa da vitória aconteceu no McCormick Place, em Chicago, base política de Obama e cidade onde ele acompanhou a apuração.
Ney Latorraca segue internado em CTI com restrição de visitas

O ator Ney Latorraca, de 68 anos, segue internado, nesta quarta-feira (7), no CTI da Casa de Saúde São José, no Humaitá, na Zona Sul do Rio, com "quadro inflamatório generalizado". Ele respira com o auxílio de aparelhos e precisa de medicamentos para manter a pressão arterial. Segundo informações da assessoria do hospital, devido ao quadro clínico do ator, ele está com restrições de visitas.
Em boletim divulgado na noite desta terça-feira (6), a diretoria médica da Casa de Saúde São José informou que o ator Ney Latorraca apresentou o quadro de inflamação generalizada, após ser submetido a uma cirurgia no dia 31 de outubro.
O ator está internado desde 25 de outubro. Ele deu entrada na unidade com obstrução e inflamação nas vias biliares.
Amigos rezam por recuperação
Mais cedo, amigos do ator foram ao hospital visitá-lo. Ao deixar a unidade, a atriz e produtora Ana Maria Nascimento e Silva, amiga de Ney há 40 anos, disse, emocionada, que o estado de saúde dele "é muito grave" e que já reza por sua recuperação.
"Agora é rezar para que tudo melhore. Ele dormiu ontem (segunda-feira) às 21h, mas teve um derrame de pleura e, então, foi entubado", afirmou a atriz, acrescentando que familiares de Ney não saem de perto do ator. "Estão todos muito preocupados".
As atrizes Marília Pêra e Maitê Proença também visitaram o ator na Casa de Saúde São José. Aabaladas, elas preferiram não falar com a imprensa.
Pelo Twitter, a jornalista e colunista do jornal "O Globo", Cora Rónai, escreveu: "Torcendo muito pela pronta recuperação do meu vizinho de Lagoa e amigo querido Ney Latorraca!"
Também pelo microblog, o ator e diretor de teatro, Charles Möeller, deixou sua mensagem de apoio: "Todas as minhas orações e vibrações pra que o nosso amado Ney Latorraca fique incrível para continuar fazendo o mundo um lugar mais debochado.
‘Não quis ofender’, diz homem que fotografou seminu em igreja

O fotógrafo Márcio Costa, cujas fotos de modelos em roupas íntimas dentro da Igreja Matriz da cidade revoltaram a comunidade católica de Catanduva (SP), se defendeu das críticas sobre seu trabalho. “Não quis ofender a igreja, muito pelo contrário, sou fiel a Deus. A distorção veio pelo acaso. Não imaginava essa repercussão”, disse.
Ele se surpreendeu com o posicionamento negativo e defende o potencial artístico das fotos. “A pessoa não está sabendo entender o ponto artístico e cultural da foto. Ainda não fui chamado pela Diocese para conversar, estou aberto para conversar, para pedir minhas desculpas, porque eu não quis ofendê-los nem denegrir a imagem da igreja”, disse Costa.
Sobre as fotos, ele alega ter tirado em junho do ano passado para uma exposição na cidade. “Estou coletando material para minha próxima exposição, a “Anjos Caídos”. Me baseei no trabalho de um fotógrafo chamado David Lachapelle, que usa várias celebridades com imagens católicas e com o cenário de igreja. Como nossa igreja é linda, tive a ideia de usá-la pela beleza. A exposição inclui vários pontos turísticos da cidade”, comenta Costa.
A Diocese, no entanto, vai à Justiça para pedir que elas sejam censuradas. A Diocese quer saber como fotógrafo e modelos entraram no local e vai levar o caso à Justiça. Algumas fotos também usaram cemitérios da cidade como locação.
"As fotos ficaram no meu Facebook há muito tempo, desde o meio do ano passado. As pessoas estão distorcendo o fato agora. Não pensei em malícia, nem em prejudicar a igreja, não foi minha intenção. Quando fui tirar a foto, não tinha ninguém lá para pedir autorização", disse Costa.
Flávio Thomé, advogado da Diocese, diz que o principal erro do autor das imagens foi não pedir autorização para entrar e realizar as fotos dentro de um ambiente que, apesar de aberto a toda a população, continua sendo propriedade privada. "Inúmeras pessoas ligaram na paróquia para avisar das fotos. A Diocese ficou surpresa e com uma vontade muito grande de censurar. Os padres se mostraram muito sentidos. A igreja é um símbolo sagrado e é crime praticar tal ato, pode-se gerar ação de danos morais e ação penal tanto para o fotógrafo quanto para os modelos", comenta Thomé.
O padre responsável pela Paróquia não quis falar sobre o assunto. Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Catanduva, o fotógrafo é funcionário do local, mas o trabalho foi realizado pelo estúdio particular dele, não tem nenhuma ligação com o órgão e, por isso, não irá se posicionar sobre o assunto.
Obrigado pela audiência
Reportagens do site G1 da Rede Globo

Nenhum comentário:
Postar um comentário