Chances do Flu já são de 97%; Galo garante a Libertadores

A cinco rodadas do fim do Campeonato Brasileiro, o Fluminense está cada vez mais perto de colocar as mãos na taça. Depois de perder o confronto com o Atlético-MG, o Tricolor se recuperou na 33ª rodada. Com a vitória por 2 a 1 sobre o Coritiba e o empate do Galo por 1 a 1 com o Flamengo, a equipe carioca chegou aos 72 pontos e, com oito de vantagem sobre o vice-líder, viu suas chances de título pularem de 90% para 97%, segundo cálculos do matemático Oswald de Souza. O time mineiro, por outro lado, tinha 9% de chances ao fim da 32ª rodada e agora aparece com apenas 2,9%.
Para Grêmio e São Paulo, que têm 60 e 58 pontos respectivamente, as esperanças são ainda menores. O matemático aponta o Tricolor gaúcho com 0,07% de chances e o paulista, com 0,03%.
- A chance de Grêmio ou São Paulo serem campeões é de apenas 0,1%, isto é, há uma chance em mil de um deles levar o título - explicou Oswald de Souza.
Ainda de acordo com as contas do matemático, as chances de um time se sagrar campeão com 73 pontos são de apenas 5%. Já com 77 pontos, esse número cresce para 81%. Ou seja, com os atuais 72 pontos, o Fluminense ainda precisaria de pelo menos cinco para confirmar a conquista, isso sem levar em consideração os resultados dos outros postulantes à taça. O time das Laranjeiras ainda enfrenta São Paulo e Palmeiras fora de casa, Cruzeiro, no Engenhão, Sport, fora, e encerra a competição no clássico com o Vasco.
Libertadores
Para o Atlético-MG, a boa notícia é a confirmação da vaga na Libertadores de 2013. De acordo com Oswald de Souza, já se pode dizer que o time igualou os 100% do Fluminense, uma vez que a chance de o time mineiro não se classificar é “matematicamente desprezível”.
O Grêmio também está bem perto de se garantir na América. O Tricolor gaúcho, que empatou por 1 a 1 com o Bahia, tem 98% de chances. Mas quem mais cresceu após a 33ª rodada foi o São Paulo. Com a vitória por 4 a 2 sobre o Sport, no Recife, a equipe paulista viu suas chances crescerem de 90% para 97%. Vale lembrar que Grêmio e São Paulo venceram seus primeiros jogos pelas quartas de final da Copa Sul-Americana e ainda podem ficar com o título da competição.
Por GLOBOESPORTE.COM
Jogadores do Flamengo festejam empate contra o Galo na raça

Na disputa à parte contra o Atlético-MG de Ronaldinho, o Flamengo saiu invicto dos dois confrontos. Apesar do empate no segundo duelo, o 1 a 1 no Independência foi muito comemorado pelos jogadores. Não só pelo fato de o Galo ter acumulado apenas o quarto empate em 18 jogos em casa, mas especialmente porque o Rubro-Negro jogou com um a menos desde os 42 minutos do primeiro tempo.
– Sabíamos que seria um jogo difícil, pois o time deles estava brigando pelo título e jogaria em casa. Mesmo com menos um, o time reagiu bem e conseguiu correr. Todo o time está de parabéns – disse Liedson.
Durante a partida, o Flamengo também perdeu o goleiro Felipe. Ainda no primeiro tempo, o camisa 1 sofreu uma torção no tornozelo esquerdo quando foi bater um tiro de meta e pediu substituição.
O Rubro-Negro, agora, precisará conquistar mais quatro pontos nos cinco jogos que restam para o fim da competição para se manter na Primeira Divisão.
A reapresentação do grupo está marcada para esta sexta-feira. A delegação retornará na tarde desta quinta para o Rio de Janeiro e os jogadores serão liberados. O próximo compromisso será sábado contra o Figueirense, em Volta Redonda.

Nenhum comentário:
Postar um comentário