BOA TARDE BRASIL ESTAMOS NO AR COM MUITO INTRETENIMENTO NESSA TARDE DE QUINTA FEIRA DIA 30/12/10 QUASE ANO NOVO :
E NO PROGRAMA DE HOJE VAMOS FALAR DE FINAL DE ANO ,PRAIA ,OS RISCOS DE ALUGAR CASA DE PRAIA PELOE INTERNET :
OS RISCOS DE ALUGAR CASAS DE PRAIA PELE INTERNET:
Vale a pena alugar a casa de praia ociosa?
Decisão // Proprietário pode reduzir gastos com imóvel parado, além de garantir rendimento para manutenção da unidade
Augusto Freitas
augustofreitas.pe@dabr.com.br
Augusto Freitas
augustofreitas.pe@dabr.com.br
Quando o verão chega, geralmente um turbilhão de recordações toma conta da sua mente. A praia mais animada, os amigos da estação, as baladas ao luar e# a casa de veraneio preferida! Só que o que antes era motivo de viagens, reuniões de família nos fins de semana, feriados e temporadas durante a estação quente se restringiu, por alguns motivos, a raras visitas e os gastos continuaram. Vai ficar no prejuízo?
![]() Rubem Ferreira de Souza tem renda garantida com aluguel por temporada de casas de veraneio em Maria Farinha. Foto: Blenda Souto Maior/Esp. DP/D.A Press |
"As casas ficaram um tempo desocupadas e tinham custos de manutenção. Aluguei por temporadas, mas os veranistas quebravam muitos objetos e desisti. Em 2005, resolvi alugá-las a moradores fixos para não ter mais prejuízo. Sempre que posso visito os locais para ver o estado dos imóveis", revela. Segundo Rubem, cada casa rende R$ 300 de aluguel. Para evitar gastos desnecessários, casos como o de Rubem são uma boa saída. Para quem prefere alugar as opções são a locação por temporada ou moradia definitiva.
O primeiro caso é mais vantajoso, segundo especialistas, por conta do tempo de permanência menor do inquilino. Neste caso, você pode pensar melhor se ainda vai retomar as visitas ao local. Além disso, rende bem mais em função do verão e da procura por uma boa casa. Mas há os riscos de não saber para quem se está alugando e os danos que poderão ser causados naquele curto espaço de tempo. Quem precisa de uma renda constante, vale mais a segunda alternativa. "O aluguel das casas ajuda na educação e no futuro dos meus filhos, são patrimônios deles", reforça Rubem. Mas se você optar pela venda do imóvel?
Bem, em primeiro lugar se desapegue do valor sentimental. Até por- que, segundo o educador financeiro do Centro de Estudos e Formação de Patrimônio Calil e Calil, Mauro Calil, casas de veraneio valem aquilo que os compradores estão dispostos a pagar por ela. Sem contar, se for o caso, que você terá despesas como a contratação de uma corretora e taxas documentais. "Muitos pensam que o imóvel vale um determinado valor, mas o mercado paga menos. Então, as pessoas deixam de vender. Às vezes, esse tipo de imóvel pode representar apenas mais um gasto", completa. Se você se encontra nesse dilema, analisar custo-benefício é o passo ideal para não ter um prejuízo do tamanho de suas boas lembranças.
QUADRO FOGUEIRA :
MAIS UMA PRO PT EXPLICAR
Um dos filhos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Fábio Luís, mora desde 2007 em apartamento alugado por R$ 12 mil nos Jardins, bairro nobre de São Paulo. Quem paga a conta é uma empresa com contratos com vários governos, entre eles o federal.
Lulinha, como Fábio Luís é conhecido, não é sócio da empresa que paga o aluguel. O Grupo Gol, que alugou o apartamento, é do empresário de mídia e mercado editorial Jonas Suassuna, sócio de Lulinha em um outro negócio, a empresa de conteúdo eletrônico Gamecorp.
Primo do ex-senador Ney Suassuna (PMDB-PB), Jonas fez fortuna com venda de CDs da Bíblia gravados por Cid Moreira. Procurado pela Folha, Jonas disse que não vai mais pagar o aluguel para o filho do presidente.
A Folha apurou que até hoje é Suassuna quem paga o aluguel, e o dono do imóvel não havia sido contatado até a semana passada para discutir mudança no contrato, informa reportagem de José Ernesto Credendio e Andreza Matais, publicada nesta quinta-feira.
Outro lado
Lulinha disse à Folha que foi morar com o amigo em 2007, quando se separou. "Ele arcava com o aluguel e eu entrei com os móveis da minha antiga residência e assumi as despesas do apartamento. Há quatro meses pedi para ficar com todo o apartamento, pois me tornei pai, e estamos transferindo o contrato para meu nome."
Filho do dono do imóvel, o advogado Vladmir Silveira disse que não sabia que o filho de Lula era seu inquilino. "Quem alugou foi o Grupo Gol. O Jonas assina como proprietário dela e fiador, na física", escreveu, por e-mail.
NOTA NOSSA- O Brizola tinha uma herdeira complicada. Lembra da Neuzinha?, o Montoro tinha filho "emperesário", o Mário Covas tinhas filho roqueiro, e filho "empesário" ligado até hoje ao poder público, o Serra tem lá seus calos no calcanhar com uma filha sócia dos pedágios, o Pelé sofreu com uma filha. E assim vai. Parece que o Lula vai ter que reservar um tempo da sua vida de aposentado para torear o Lulinha.
AGORA SUPER RECEITAS PARA SEU ANO NOVO :
Nenhum comentário:
Postar um comentário