2 de mar. de 2012

REPÓRTER BLOG



CIRURGIA CORRETIVA DE VISÃO É CONTESTADA

O LASIK, cirurgia realizada em pessoas com miopia, hipermetropia ou astigmatismo, tem sido alvo de contestações de algumas entidades e pacientes. Eles questionam as chances consideráveis de a cirurgia não produzir os efeitos desejados, além do risco de seqüelas. O Fool and Drug Administration (FDA), agência que regula o setor de saúde nos EUA, iniciou audiências públicas em abril deste ano para debater a técnica e pede que mais estudos sejam feitos para que a indicação de cirurgia não seja feita erroneamente.
olho_azul1.jpg

Um site conhecido como Lasik Disaster ficou famoso na rede por reunir dados contra a cirurgia e suas conseqüencias, que, segundo os criadores da página, podem ser desastrosas. As seqüelas mais comuns causadas pelo Lasik são olho seco e perda de visão. Um estudo afirma que até 60% dos pacientes podem ter olho seco após a operação, estatística nada desprezível, tendo em vista que mais de um milhão de pessoas no mundo realizam a cirurgia por ano.
A operação consiste no corte de uma fina camada da córnea, que permite a passagem do laser, que remodela a córnea de acordo com o que precisa ser alterado no olho do paciente. O presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Hamilton Moreira, diz que a cirurgia tem resultados ótimos quando bem indicada.
lasik.jpg

Procedimento da operação (Lasik)

“É uma das operações mais feitas no mundo. Por isso, é claro que tem também um número maior de complicações, inerentes a qualquer cirurgia”, defende Moreira.



 Confira a entrevista de Rachel Sheherazade ancora do SBT Brasilfeira pela Tv Foco !  


 



TV FOCO: você acreditava que sua critica sobre o carnaval teria a grande repercussão que teve, chegando até a conquistar a atenção de Silvio Santos?
Rachel Sheherazade: Quando fiz o comentário sobre o carnaval no meu programa, o Tambaú Notícias, acreditava que ele teria certa repercussão, assim como outros temas que levantei em outras oportunidades de opinar. Mas, achava que a repercussão seria local, dentro da Paraíba mesmo. Não esperava que alguém fosse postar o comentário na internet e que esse video pudesse se espalhar tão amplamente, chegando ao conhecimento do Sílvio Santos.


TV FOCO: como foi que sua família e amigos reagiram quando ficaram sabendo que você tinha sido convidada a ser a ancora de um dos principais telejornais do Brasil?
Rachel Sheherazade: Ficaram muito felizes e assustados ao mesmo tempo. Nunca esteve nos meus planos deixar a Paraíba, e mudar tão radicalmente de vida.

TV FOCO: Atualmente, com o avanço das novas tecnologias, do crescimento da internet no Brasil, você acredita que o jornalismo tenha ganhado um aliado?
Rachel Sheherazade: Sem dúvida a internet é um grande aliado do jornalismo. É mais um veículo de multiplicação de notícias. Mas, como a rede é muito democrática também pode ser perigosa. É preciso saber onde obter informações, senão o internauta corre o risco de se desinformar.

TV FOCO: Se não tivesse seguido a carreira de jornalista, qual seria a outra carreira que optaria?
Rachel Sheherazade: Gosto de muitas áreas. Tenho afinidade com as artes. Poderia ser atriz ou arquiteta. Também gosto de publicidade e propaganda.

TV FOCO: Como vê a profissão de jornalismo no Brasil? Quais são as expectativas que os futuros profissionais podem ter em relação à carreira?
Rachel Sheherazade: Com o sucesso da internet, os jornalistas ganharam mais uma área de atuação. Assim, o mercado de trabalho, acredito, está mais generoso. Os salários no nordeste, região de onde eu venho, são muito baixos. Os jornalistas são obrigados a dividir o tempo entre TV, rádio, assessorias, fora os trabalhos tipo freelance… é muito desgastante e pouco rentável. Com a não obrigatoriedade do diploma, a concorrência é ainda maior e mais desleal. Então, acho que é preciso muito amor para seguir na profissão.


TV FOCO: O que diferencia o jornalismo do SBT das outras emissoras?
Rachel Sheherazade: O SBT tem um perfil inovador. Não tem medo de ousar. Além dos comentaristas especializados em política e economia, agora temos dois âncoras que emitem suas opiniões livremente sobre as principais notícias do dia. Onde mais você vê isso?


TV FOCO: Você se sente orgulhosa de ter saído de uma emissora afiliada para bancada do principal telejornal da emissora?
Rachel Sheherazade: Claro. Eu costumo dizer que vivo o conto de fadas do jornalismo. Nunca mandei currículos para fora. Nunca visitei emissoras fora do meu estado. Nunca conheci ninguém de nenhuma emissora de rede. Estava quietinha no meu canto e fui percebida pelo dono do SBT em pessoa, que acreditou no meu potencial e decidiu me confiar a bancada de seu principal telejornal. Sinto muito orgulho, mas, mais do que orgulho, sinto gratidão, primeiro a Deus e depois ao Sílvio Santos.


TV FOCO: Dentre os grandes acontecimentos que tivemos nos últimos anos, qual deles vocês gostaria de ter feito a cobertura e por quê?
Rachel Sheherazade: Não penso num fato em particular que gostaria de ter coberto, por que acredito que todo fato é importante, a repercussão deles é que muda. Enquanto repórter, fiz muitas coberturas e entrevistas, mas gosto de histórias com finais felizes, de matérias que deixem uma lição para a vida. Gostaria de não ter noticiado tantas tragédias, tantos dramas, tanta violência, tanta corrupção…


TV FOCO: Como é o seu relacionamento com o seu colega de bancada Joseval Peixoto?

Rachel Sheherazade: Diria que é maravilhoso, tanto no jornal quanto nos bastidores. Além de ser um profissional sério e irretocável, Joseval é um colega generoso, sábio, bem humorado… tem muitos predicados. Sou uma privilegiada por poder dividir a bancada e a semana de trabalho com o Joseval Peixto.


O que significa pra você em no máximo três palavras:

 Deus- a essência da vida
SBT – minha casa
Filhos –  minha vida
Religião – encontro de fiéis que pensam semelhantemente
Audiência – um desafio
Sonho – crescer como pessoa e profissional



Nenhum comentário:

Postar um comentário