3 de out. de 2013

Papo de Boleiro




Corinthians reage contra o Bahia, vence após 8 jogos e ensaia fim da crise

O Corinthians reagiu e, se não encerrou a crise, ao menos pode respirar aliviado depois de oito jogos sem vitórias. Nesta quarta, no início de sua turnê longe do Pacaembu, o time apostou nas bolas paradas e bateu o Bahia por 2 a 0, em uma noite de exaltação ao técnico Tite. 
Agora, a equipe finalmente chega aos 34 pontos e pula para a nona colocação do Campeonato Brasileiro. O Bahia, por sua vez, vê sua série de cinco partidas sem tropeços ruir, e cai para o 13º lugar. 
Nesta quarta, porém, o time visitante teve poucas chances de construir uma história diferente. O Corinthians, que viveu forte pressão nos últimos dias, entrou em campo nitidamente empenhado em vencer. 
Depois da goleada de 4 a 0 para a Portuguesa, o elenco corintiano se reuniu para debater a crise, a direção reforçou o apoio a Tite e o desempenho em campo mudou. Em menos de três minutos, Pato acertou a trave em uma cobrança de falta e Danilo chutou uma bola muito perto do gol defendido por Marcelo Lomba. 
A pressão foi um dos frutos da revolução que Tite promoveu na escalação. Douglas foi para o banco pela primeira vez desde que assumiu a armação no meio do Brasileirão, e Alexandre Pato, Emerson Sheik e Paolo Guerrero voltaram a iniciar uma partida juntos de maneira inédita no torneio – o trio só foi escalado assim no Campeonato Paulista, como teste. 
 A situação exigia ousadia do treinador, que ainda improvisou Alessandro na esquerda, promoveu o retorno de Guilherme no meio após um mês e meio lesionado e montou a zaga com o jovem Felipe e o estreante Cléber. A torcida presente em Mogi Mirim nem sequer ousou reclamar das opções. Quando entrou em campo, Tite foi saudado pelo público presente como se o Corinthians não estivesse em turbulência. 
A visita ao interior é só a primeira de uma sequência que pode ir até o fim do ano. O clube perdeu quatro mandos de campo no Brasileirão, dois na Copa do Brasil e será denunciado pelo arremesso de uma garrafa contra um bandeirinha no último domingo. Só que nem a luz fraca ou o silêncio dos torcedores no Romildão afetaram o time. 


Grêmio faz 'dever de casa', vence o Atlético-PR e evita fuga do Cruzeiro

Não é raro ouvir jogadores do Grêmio dizendo que para manter a boa campanha no Brasileirão é necessário vencer os jogos na Arena. E foi exatamente o que fizeram nesta quarta-feira, pela 25ª rodada. O 'dever de casa' teve como vítima o Atlético-PR. Com gol de Riveros e placar de 1 a 0, o Grêmio somou mais três pontos, não deixou o Cruzeiro aumentar a distância e segue firme em segundo.
 O Cruzeiro venceu a Portuguesa e poderia abrir 13 pontos em relação ao segundo colocado. Mas com a vitória do Grêmio, 11 pontos seguem separando líder e vice. Na classificação, o feito gremista se torna relevante pois coloca o quarto colocado, Atlético-PR, 4 pontos atrás. O rubro-negro, no entanto, não tem posto no G-4 ameaçado, já que o quinto é o Atlético-MG, que não tem chances matemáticas de passar. O jogo foi tenso, principalmente no segundo tempo. Fruto da disputa direta pelas primeiras posições, o nervosismo evidente resultou em três expulsões, duas do Atlético-PR e uma do Grêmio. Pedro Botelho, Luiz Alberto e Vargas foram para o vestiário mais cedo.Renato Gaúcho optou por manter Vargas como titular e o esquema 4-3-3 no Grêmio.  Mas a formação não foi diretamente ligada a postura ofensiva. Da mesma forma que jogou diante do São Paulo, o time gaúcho apostou na forte marcação, desde o campo do oponente. O Atlético-PR fez exatamente o que o Tricolor esperava. Tentou, de toda forma, usar a velocidade de seus homens de frente. Foi assim logo aos 4 minutos quando Everton foi lançado e cruzou rasteiro para Ederson. No meio do caminho Bressan cortou para trás e Dida defendeu.Aos poucos a ideia gremista mostrou-se eficiente. Com a bola, porém, o time gaúcho não conseguiu entrar na área do Atlético. As principais oportunidades vieram em chutes de longe, com Ramiro, aos 13 minutos, Kleber aos 25 e Barcos aos 33. Weverton parou os atacantes e a bola do volante foi para fora. De dentro da área, a principal chance do primeiro tempo tinha acontecido aos 22 minutos. Vargas pegou de primeira cruzamento de Ramiro. Mas a batida cruzada acabou na linha de fundo. Até os 43 minutos. Foi quando uma bola disputada acabou com Riveros, que entrou na área e encobriu o goleiro fazendo 1 a 0 para o Grêmio. O lance significou o fim das ações relevantes no primeiro tempo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário