
Formigas professoras

Um cérebro grande não é necessário para dar aulas. Antes que professores fiquem indignados e inundem a Folha com cartas raivosas, segue o motivo: a afirmação se refere a formigas, e foi feita por dois pesquisadores que analisaram um fenômeno único na natureza um inseto ensinando outro.
“Nossa identificação de comportamento de ensino em uma formiga mostra que um cérebro grande não é um pré-requisito para isso“, escrevem Nigel Franks e Tom Richardson, da Universidade de Bristol, Reino Unido, na edição de hoje da revista científica “Nature”.
Claro, o cérebro continua importante. “Talvez animais com cérebro grande possam muitas vezes aprender de modo independente “, disse Franks à Folha .
Eles estudaram o modo como uma formiga “professora” ensinava à “aluna” o caminho até uma fonte de comida. O caminho era demorado, e envolvia uma relação entre as duas –a “aluna” tocava a “professora” nas pernas ou abdômen com sua antena, e ela modificava seu comportamento em seguida.
Dar aula custa caro para a formiga professora. Ela poderia chegar quatro vezes mais rápido à fonte de comida se não tivesse de ensinar o caminho.
Fonte: www.curiosidadeanimal.com
“The Voice Brasil” volta com tudo e no horário nobre; Confira as novidades da nova temporada do reality

Às vésperas de iniciar as gravações do “The voice Brasil”, que estreia a sua segunda temporada no dia 3 de outubro, os jurados já demonstram certa inquietação por voltarem a ocupar as poltronas giratórias do reality. E isso não é para menos, uma vez que, mais de cem candidatos a ser a maior voz do Brasil passam, literalmente, pelas mãos deles.
— Eu me vejo numa situação difícil. Já passei por muitos júris, tive a honra de ganhar alguns festivais e perdi outros. Você está diante de uma história, de um sonho de vida, enfim, é complicado — conta Daniel.
Para Claudia Leitte, o desafio desta temporada será ainda maior devido ao sucesso de audiência alcançado no ano passado, que deu grande visibilidade aos candidatos.
— Nessa temporada veremos mais profissionais. Vai aumentar a dificuldade, mas a gente pegou a manha — diz a loura, adiantando que avaliará com mais rigor tanto a atuação, quanto o figurino dos participantes.
Como você já conferiu aqui no TV Foco, a atração musical volta à tela da Globo em novo dia e horário. Em vez de ir ao ar nas tardes de domingo, o reality passará a ser exibido às quintas-feiras, logo após a novela “Amor à Vida”, substituindo o seriado “A Grande Família”, que voltará ao ar apenas em 2014.
— Agora será mais chique. Vamos abusar do longo e do terninho — diverte-se Claudia.
Já o apresentador Tiago Leifert faz uma análise mais sóbria sobre a mudança de horário.
— Todas as versões internacionais do “The voice”, até na Ucrânia, são transmitidas no horário nobre. Domingo à tarde também era um horário importante, e a gente sempre fez com o máximo empenho, mas agora o impacto será maior porque vai ter muito mais gente assistindo.
Mais as novidades não param por aí: um octógono — semelhante aos utilizados no UFC — vai substituir o ringue onde aconteciam as batalhas, os competidores terão uma fase surpresa e a interação entre internautas e candidatos passará a ser feita por Miá Mello e não mais Dani Suzuki.
— Eu adoraria cantar, mas garanto que não sou uma candidata em potencial do “The Voice” — brinca Miá, que explica sua função: — Vou acompanhar o dia a dia dos candidatos, apresentar boletins e entrar ao vivo.
Até mesmo a direção geral do programa passou por mudanças: no lugar de Carlos Magalhães, entraram Rodrigo Dourado e Creso Macedo. Entre tantas modificações, o que surpreendeu foi a preservação da bancada de jurados. Ao longo da primeira temporada, houve um burburinho sobre a possível saída de Lulu Santos do time, por desentendimentos com a produção e direção, e o nome de Caetano Veloso, que havia sido convidado para a primeira temporada, voltou a ser cogitado para a poltrona.
— Para mim, a equipe é uma delícia, tem uma química gostosa. Lulu tem uma energia enorme, é sensacional — diz Carlinhos Brown.
A interação funciona tão bem, garante o baiano, que o quarteto está prestes a entrar em estúdio para gravar um álbum em grupo.
— A ideia já existe, as agendas é que ainda não combinaram. Mas não deve demorar muito. A gente faz música no corredor, brinca nos bastidores. A gente esculhamba, é muito bacana.
A segunda temporada do “The voice Brasil” já chega com um grande desafio: alavancar a carreira dos artistas participantes, principalmente a de quem vencer a competição, o que acabou não acontecendo no ano passado. Eleita a grande voz do programa, a brasiliense Ellen Oléria lançou seu primeiro disco recentemente, há dois meses, mas não decolou.
— Do ano passado para cá, só tivemos dois artistas que aconteceram no Brasil: Naldo e Anitta. Em compensação, quantos hits internacionais viraram sucesso por aqui? Isso é um problema grave dentro da quantidade de talento que o público está vendo. O “The voice” vem para mexer com a autoestima da música brasileira — defende Carlinhos Brown, que faz um apelo: — Não adianta o talento ser revelado e depois voltar para o mesmo lugar. Os artistas saem livres do programa. Os produtores e o público precisam investir neles.
Responsável pela apresentação do reality, Tiago Leifert talvez seja o mais ansioso pelo retorno da atração. Afastado da telinha há dez dias para se recuperar de uma cirurgia no joelho — “Vocês vão me ver um pouco mais magro, mas está tudo certo”, garante ele —, o apresentador viu aumentar ainda mais seu desejo de voltar à labuta.
— Não aguento mais esperar. Me prometeram que seria em julho (o retorno do “The voice”)e a gente já está em outubro. Demorou demais! — diz.
O apresentador, que antes de ser convidado para comandar o reality musical era conhecido apenas pelas coberturas esportivas na Rede Globo, explica que a oportunidade caiu como um presente para ele.
— Eu amo esporte, mas amo muito mais a TV. Se algum dia acabarem todos os clubes de futebol do planeta, eu vou continuar na telinha — graceja o rapaz, que acrescenta: — Nunca tinha me imaginado num reality antes, mas foi uma das minhas maiores alegrias poder sair do esporte e apresentar outro tipo de programa na televisão.
Ao pisar pela primeira vez no palco do “The voice Brasil”, no entanto, Tiago logo traçou semelhanças entre a disputa musical e a cobertura esportiva.
— Acho que tem uma grande semelhança na questão da competitividade. A diferença é que, no “Globo esporte”, falo sobre um jogo que aconteceu no dia anterior e já acabou. No “The voice Brasil”, estou no meio do jogo, tendo que saber quando interromper e quando ficar quieto.
Porém, a atuação de Tiago Leifert no comando do reality não será diferente nesta segunda temporada. O apresentador é o responsável por mediar a disputa, ditando o ritmo e o tempo da fala dos jurados. Para Tiago, dessa vez quem vai brilhar na bancada é Claudia Leitte.
— Ano passado ela tinha acabado de ter filho, se emocionava muito. Acho que ela vem diferente nessa temporada.
Fonte: TV FOCO
Nenhum comentário:
Postar um comentário