1 de set. de 2013

Estação Domingo





Tudo tem um começo, meio e fim e este será o Sol daqui alguns milhões de anos
capa_irmasol
Uma equipe internacional liderada por cientistas do Brasil acaba de anunciar mais um avanço rumo à conclusão desta tarefa. Trata-se da estrela HIP 102152, uma espécie de “irmã gêmea” do Sol.
A astronomia trata estrelas que têm a mesma massa e composições químicas similares, já no caso, a HIP 102152, que fica na constelação de Capricórnio, a 250 anos-luz da Terra, é a estrela mais parecida com o Sol conhecida no universo até hoje. E a mais antiga também: ela é 4 bilhões de anos mais velha.
O estudo foi feito com o Very Large Telescope (VLT) do European Southern Observatory (ESO), equipamento que permite examinar com detalhes as gêmeas solares. O líder da equipe Jorge Melendez, da Universidade de São Paulo diz: “Há décadas que os astrônomos procuram estrelas gêmeas do Sol, de modo a conhecer melhor a nossa própria estrela, que é responsável por toda a vida em nosso planeta”, e segundo ele a busca pelas estrelas do tipo pode ajudar a entender como o Sol vai ficar quando envelhecer.
O Sol possui baixo nível de lítio, o que causa uma grande dificuldade de estuda-lo, cerca de 1% do que tinha quando a estrela se formou. A ciência já imaginava que a perda do lítio tem a ver com a evolução de uma estrela. Mas com a identificação da HIP 102152, é a primeira vez que os astrônomos viram uma ligação clara entre a idade da estrela e a porção de lítio que ele carrega em sua composição química. “A HIP 102152 tem níveis muito baixos de lítio. Podemos agora ter a certeza que as estrelas à medida que envelhecem, destroem de algum modo o seu lítio”, diz TalaWanda Monroe (Universidade de São Paulo), autora principal do novo artigo no site da ESO.
A ESO disponibilizou um video sobre a estrela gêmea do Sol, veja aqui.
Fonte: ESO


“Criança Esperança 2013″ chega ao fim arrecadando R$ 10 milhões

Com a participação de mais de 200 artistas, a Globo encerrou no final dessa noite (31), a 28° edição do “Criança esperança”.
Durante toda a maratona que começou por volta das 6 horas da manhã e se estendeu até ás 23h40, foram recebidos mais de R$ 10 milhões de reais que vão, segundo a emissora, direto para a conta da Unesco que é a responsável por dar um destino a verba arrecadada.
No show de encerramento, diversos artistas como Ivete Sangalo, Thiaguinho, Luan Santana e outros passaram pelo palco.
Didi que é um dos criadores do programa se emocionou ao relembrar de uma história.
“Uma mãe me contou que a filha perguntou para ela se no céu havia pão e morreu de fome” falou o humorista enxugando as lágrimas e sendo consolado pelos apresentadores Lazaro Ramos, Patrícia Poeta e Fernanda Lima.
Além das atrações artísticas, o programa contou histórias de crianças e adolescentes que estudam e fazem parte dos projetos que recebem o dinheiro.
Até hoje segundo a Globo, R$ 270 milhões de reais foram arrecadados e mais de 4 milhões de pessoas foram ajudadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário